Campanha de Ralph dá resultado: proibição do uso de animais na indústria de cosméticos no México (Vídeo)
Notícias Animal
Em 12 de abril, um curta-metragem intitulado " Save Ralph " se tornou viral nas redes.
Nele, foi revelado o lado sombrio e doloroso da indústria cosmética, que testa e experimenta com a vida animal para fazer todo tipo de produtos pertencentes à indústria cosmética.
Ralph descreve casualmente o diário a que está sujeito.
O curta-metragem que expõe como Ralph leva uma vida de abusos mexeu com os telespectadores em todo o mundo, pois não podemos negar que milhares de marcas experimentam diferentes animais para lançar novos itens de beleza. A ONG comentou:
“O Ralph é a representação de milhares de coelhos e outros animais que a cada ano são utilizados para testes cosméticos e, dessa forma, cumprem as regulamentações de vários países quanto à realização de testes de substâncias tóxicas nesses tipos de produtos”.
Incrivelmente, o objetivo de aumentar a conscientização sobre os testes em animais está valendo a pena.
Os deputados mexicanos decidiram endossar a proibição de testar produtos cosméticos em qualquer animal, depois que a Câmara dos Deputados aprovou parecer sobre a ata que reforma a Lei Geral de Saúde para proibir testes cosméticos em animais.
Mais de 115 milhões de animais são usados anualmente para testes cosméticos em todo o mundo.
O deputado, Víctor Adolfo Mojica Wences , destacou que a experimentação animal é uma prática condenável que ainda é feita em 80% dos países do mundo, acrescentou que atualmente existem outras alternativas que não exigem o sacrifício de nenhum animal .
Com 442 votos a favor, um contra e zero abstenções , o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o parecer. O boletim oficial diz:
“A pesquisa cosmética não pode incluir testes em animais de ingredientes cosméticos , de produtos cosméticos acabados ou de seus ingredientes ou suas misturas.
Tampouco podem ser fabricados, importados ou comercializados produtos cosméticos quando sua formulação final for mediada ou testada em animais e quando contiverem ingredientes ou combinações destes que são ou foram submetidos a testes em animais.
Para garantir o direito do consumidor à informação, a rotulagem dos produtos cosméticos comercializados pode indicar que não foram realizados testes em animais na sua fabricação ”.
Enfim, a Campanha de Ralph dá resultado: proibição do uso de animais na indústria de cosméticos
Este triunfo foi possível graças à Human Society International Mexico, que conseguiu coletar mais de um milhão de assinaturas para promover a proposta .
Uma pena de dois a sete anos será aplicada às empresas que continuarem a fazer experiências com testes em animais. Antón Aguilar, diretor da Human Society International Mexico, destacou:
“Parabenizamos a presidente da Comissão de Saúde, Miroslava Sánchez, e todos os deputados, por promover este projeto de lei e votar a favor. Este é mais um passo para acabar com a crueldade desnecessária contra os animais na indústria cosmética e demonstra a liderança do México na região ”.
O México deu um grande passo e se tornou um exemplo para o resto do mundo. Respeitar a vida animal e evitar seu abuso e experimentação em produtos cosméticos é tarefa de todos.
Compartilhe e deixe-nos continuar a ser a voz dos mais vulneráveis.
*
Que sirva de exemplo para todos os paízes que ainda permitem esta crueldade.
_MárciaSchmian_