Pesquisar Matérias


Cachorro morre depois de comer planta comum que decorava a casa

Saúde Animal


É importante conhecer histórias como essas, que nos chama a atenção para estarmos atentos a alguns riscos, aos quais nossos animais de estimação são expostos em casa e nós nem sabemos.

Kate Wagner decidiu publicar a triste experiência que viveu com Lily.

Sua amada mascote, e alertar sobre a toxicidade de uma planta comum em ambientes fechados, a planta de sagu, depois que seu bulldog francês morreu em seus braços.

Essa planta Cycas revoluta, conhecida no Brasil como sagu-de-jardim, é uma espécie nativa de Fujian, na China, e de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão.

Esta espécie tem importância ornamental, mas é tóxica se ingerida.

Kate revelou que Lily ficou doente depois de consumir a sagu, também conhecida como planta cycas revoluta e papelão.

Esta planta é freqüentemente usada em ambientes fechados como parte da decoração.

Ela compartilhou sua história nas mídias sociais para pedir às pessoas que tomem cuidado quando vão comprar uma planta aparentemente inofensiva.

Lily comeu algumas folhas de uma palmeira de sagu e, embora Kate a tenha levado ao veterinário como uma emergência onde estava lutando por sua vida, ela morreu nos braços de Kate em 16 de maio.

Ficou alguns dias usando um tubo de alimentação, tratamento e rigoroso programa de medicação.

"Nós derramamos muitas lágrimas, gastamos muitos dólares e sentimos culpa, e tudo por uma planta de US $ 5", escreveu Kate em seu post.

Esta planta ocorre naturalmente em ambientes tropicais, seu uso como planta de casa no estilo bonsai se tornou popular.

Mas é altamente tóxica para cães e gatos porque contém quinasina, uma substância que pode causar insuficiência hepática grave.

"Gostaria de divulgar o risco que esta planta de casa representa"

"Quando a comprei em um grande centro de jardinagem no verão passado, eu não tinha ideia de que essa plantinha se tornaria meu pesadelo", disse Kate.

Esta palmeira não é apenas tóxica para os animais, mas também para os seres humanos, a ingestão de folhas, sementes ou raízes pode causar vômitos, diarréia, baba, falha do sistema nervoso central, fraqueza, tremores e convulsões.

Eu já vi essa planta à venda nas prateleiras do Walmart, Lowes e Home Depot, entre outras plantas domésticas inofensivas sem nenhuma etiqueta de advertência, com aviso de risco de toxidade", escreveu Kate.

Sua publicação se tornou viral nas redes com milhares e milhares de reações de usuários que demonstraram solidariedade pela morte de Lily. Eles também apreciaram sua coragem de contar sua história e alertar os outros.

Kate insiste que você deve escolher muito bem as plantas de interior que você leva para casa.

Ela fez questão de compartilhar seu trágico testemunho sobre esse risco latente e desconhecido.



***



Muito bom esse depoimento, triste, porém, serve de aviso para que estejamos atentos principalmente a esses perigos tão comuns, que parecem inofensivos. (MárciaSchmian)







Adaptação de Texto: Vida que Importa






Fonte: https://www.zoorprendente.com/