Pesquisar Matérias


Guardas florestais morrem numa emboscada, eles protegiam gorilas cujas fotos se tornaram virais a um ano atrás

Notícias Animal


Mais de um ano atrás, as fotos de gorilas posando em pé com seus cuidadores se tornaram virais.

Naquela época, muitos internautas ficaram encantados com a astúcia desses animais, que pareciam entender muito bem o significado de tirar uma selfie.

Mas não apenas Ndakasi e Matabishi, os gorilas estrelas do Parque Nacional de Virunga, na República do Congo, receberam os créditos nas publicações, mas também os guardas florestais que cuidavam deles.

Por trás das divertidas fotografias estava o amor de um grupo de homens capazes de arriscar suas vidas para proteger essas criaturas.

Que morreram na semana passada de forma trágica em uma emboscada.

Entre eles estavam os homens que apareceram nas imagens virais ao lado de Ndakasi e Matabishi, 15 guardas florestais que protegiam gorilas.

Infelizmente, desta vez as notícias que nos trazem de volta a este lugar só podem ser classificadas como de partir o coração

O major-general congolês Maurice Aguru Mamba deu uma declaração culpando as Forças Democráticas pela Libertação da Ruanda (FDLR) por liderarem o ataque ao parque em que os homens foram mortos e outros funcionários ficaram feridos.

Sessenta combatentes das FDLR realizaram a emboscada que terminou com as dolorosas perdas humanas dos guardas florestais.

Sabe-se que poucas horas antes da emboscada, o guarda Mathieu Shamavu publicou algumas fotografias, posando com seus amigos gorilas a quem ele se dedicou e protegeu.

Nos últimos anos, Mathieu estabeleceu uma forte conexão com os dois gorilas órfãos, Ndakasi e Matabishi, e ele se encarregou de torná-los famosos com suas divertidas selfies.

Por segurança, as autoridades não revelaram o status atual do homem nobre, se ele faz parte dos feridos ou é um dos guardas florestais falecidos.

Essa situação é realmente lamentável, essas pessoas faziam parte da Unidade de Elite contra Caçadores de Animais.

Devido aos perigos que enfrentam em sua missão de proteger esses gorilas, os homens carregam um certo tipo de armamento para sua proteção, justamente por serem completamente vulneráveis ​​a tantos males.

Os outros trabalhadores do parque prestaram uma homenagem merecida aos falecidos e temos certeza de que todas as criaturas que habitam o local foram tocadas pela tragédia, incluindo Ndakasi e Matabishi.

No dia da tragédia, cerca de 60 combatentes de uma "unidade especializada" emboscaram um comboio de civis que estava sendo protegido por 15 guardas florestais.

Além do falecido, outros trabalhadores ficaram gravemente feridos.

Infelizmente, não é a primeira vez que uma situação como essa ocorre no local.

Antes deste último evento, os trabalhadores do Parque foram atacados em 2018.

Cerca de 600 funcionários trabalham neste local e apesar de todos os perigos, decidem proteger as espécies na área com suas próprias vidas.

É completamente injusto que essas tragédias continuem a acontecer.

Mas à distância nos resta denunciar e exigir justiça, ajude a compartilhar essas notícias e mostrar nossa solidariedade com as famílias desses heróis, que deram suas vidas por esse maravilhosos animais.




***


Lamentável esse acontecimento.. Gratidão aos corajosos homens que dedicaram e perderam suas vidas por esses animais. (MárciaSchmian)






Adaptação de Texto: Vida que Importa






Fonte: https://www.zoorprendente.com/