Pesquisar Matérias


A vida com animais de estimação nos torna uma pessoa melhor

Variedades


Amar os animais é algo que acontece quase sem percebermos, e essa mudança, esse passo que damos ao participarmos de um mundo de emoções, jogos, risadas espontâneas, é reformular novos valores e novas descobertas internas.

Animais de estimação são mais do que animais de estimação, eles entram em nossos corações sem aviso prévio, ganhando nossos sorrisos e cantos favoritos do nosso sofá até que um dia, eles deixam de ser animais de estimação para serem familiares.

As pessoas que entendem e valorizam o que é amar um animal têm uma nobreza especial.

Sua capacidade de oferecer amor, cuidado, ser mais paciente e responsável é algo notável, porque querendo ou não, todos temos muito a aprender com eles: animais de estimação.

A maneira como os cães nos integram como membros de sua família, sua matilha ou a capacidade de um gato nos mostrar seu respeito e carinho com sua aparência limpa e imensa, é algo que todos devemos aprender a valorizar.

Sem dúvida, a vida com animais de estimação nos torna uma pessoa melhor, e mais saudável.

Não se trata de defender a idéia de que todo mundo que não ama animais, ou simplesmente não gosta de compartilhar tempo e espaço com eles, é uma pessoa ruim.

Em absoluto. É realmente entender algo mais simples: um animal pode, a qualquer momento, oferecer-nos muitas coisas de que precisamos.

O mundo é habitado por muitas pessoas sem sentimentos, mas algo que esclarecemos é que todas os animais são capazes de oferecer um amor puro e desinteressado.

Curiosamente, se formos à raiz etimológica da palavra "animal", veremos que ela realmente deriva da anima ou do animus, isto é, possuir uma alma ou o sopro da vida.

E ainda mais, no folclore de muitos países, não faltam histórias que falam de cães e gatos como autênticos espíritos orientadores da humanidade.

Entidades cujo objetivo é cuidar de nós e nos guiar.

Seja como for, algo que está claro é a maneira pela qual eles podem nos mudar, a maneira como eles nos dão o poder de implantar novas estratégias com as quais desfrutar uma vida mais plena.

Introduzir um cão na vida de um homem velho, por exemplo, dá a ele a necessidade de realizar novas rotinas, diretrizes e obrigações.

Isso o forçará a se abrir para o mundo, aumentar reforços positivos por meio de emoções, um estímulo sincero que alivia a solidão e uma atividade diária para combater um estilo de vida sedentário.

Poucas coisas podem ser tão saudáveis ​​quanto uma criança para crescer na companhia de seus animais de estimação.

Ajuda-os a ser pacientes, a respeitar, a assistir, a estabelecer uma união onde o valor de gestos e afetos é maior que as palavras.

Para nós, adultos, obtemos esse amor que às vezes achamos tão estranho: um amor que é oferecido em troca de nada.

Que não conhece ressentimentos, que nos força a viver no “aqui e agora”, onde não vale a pena adiar uma caminhada ou uma carícia.

Onde os cochilos compartilhados são momentos de cumplicidade agradável, onde perdoamos travessuras e adoramos tê-los por perto, como parte da família.

Animais de estimação nos mostram que merecemos seu amor.

Não importa se você é alto ou baixo, se é alguém que esquece o aniversário das pessoas ou prefere uma tarde chuvosa a um dia de sol.

Os animais de estimação não nos julgam por nossas crenças, aspectos físicos ou opinião política. Eles só entendem emoções.

Dizem que os animais de estimação compreendem o senso de amizade e, sobretudo, da família: pertencer a um grupo. Porque eles amam, independentemente da raça ou espécie.

A pessoa que compartilha vida, espaços e momentos com seus cães ou gatos sabe que merece o carinho de seu animal.

E é simplesmente porque existe, porque o amor que é oferecido sem compromisso e com uma alma pura é um amor baseado na alegria.

As pessoas que são amadas por seus animais de estimação são simplesmente porque oferecem o que precisam: pertencer a um lar, atenção, cuidado, amor.

Se o percebermos e analisarmos com calma, perceberemos que, no fundo, suas necessidades são muito parecidas com a nossa.

Eles também precisam de raízes, pertencerem a um lar e têm membros da família para defender e amar.

Nós somos sua matilha, sua família, seu pequeno mundo.

Compreender tudo isso é algo que nos enriquece e nos ajuda a sermos melhores simplesmente, porque para eles merecemos estar em seus corações.




***




Acho mesmo que os animais de estimação nos tornam pessoas melhores, e se tornam parte da família. Uma vida que importa que vem somar, agregar valores. Não sei viver sem meus animais de estimação. (MárciaSchmian)




Fonte: https://rincondeltibet.com/blog/