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Alunos do SESI brincam com cães na Escola, faz parte do Projeto `Meu Cão no SESI`

Adote Um Anjo


Não estranhe se chegar em uma escola do Sesi-SP e encontrar os alunos brincando com cãezinhos! Os animais fazem parte do projeto "Meu Cão no Sesi", que já está em 42 escolas pelo estado e conta com 88 cachorros adotados. Aqui no Sesi-SP, eles têm nome, crachá e fazem parte da equipe.

Além de melhorar a autoestima e o convívio social dos alunos, a interação com os bichinhos também impacta em aspectos como empatia, respeito, cuidado, inclusão e responsabilidade social. Demais, né?!

Conheça alguns dos nossos doguinhos nas fotos! Os benefícios da relação entre as pessoas e os animais são sempre objeto de estudo e, por isso, cientificamente comprovados.

No SESI-SP, eles têm crachá próprio e são considerados parte da sua equipe. Hoje, o Meu Cão no SESI, possui 66 cães que vivem em 31 unidades, em todo Estado.

O programa tem como proposta a promoção da qualidade de vida, o direcionamento pedagógico e o estímulo ao espírito de solidariedade, que são inerentes à atividade do SESI-SP. Os cães foram adotados, por estarem em situação de abandono, muitas vezes vítimas de maus tratos.

O SESI-SP não recebe animais abandonados de maneira geral, mas escolheu para seu “quadro” cães que estavam sem lar. Os pets ganham nomes e estão sob o cuidado de um grupo de pessoas, funcionários dos Centros de Atividades, das escolas e de seus alunos, que zelam pela segurança e saúde desses animais de estimação e sua socialização.

A unidade possui a documentação dos cães, como a carteira de vacinas.

A interação com os animais já vem sendo utilizada como proposta pedagógica, pois influenciam em aspectos importantes como:

melhora da autoestima
maior convívio social
senso de responsabilidade
empatia
inclusão
respeito e cuidado
cidadania e responsabilidade social

Melhora no rendimento escolar dos alunos

Na escola SESI de Jundiaí, por exemplo, os alunos que escolheram, voluntariamente, a posição de tutores dos cães (auxiliando nos cuidados e socialização), no contra turno da escola, melhoraram significativamente suas notas. Os docentes perceberam uma mudança nos padrões de comportamento e desempenho dos alunos de maneira geral.

Um dos alunos, que sempre chegava atrasado às aulas, apresentava características de ansiedade e agressividade, se transformou após iniciar o trabalho como tutor. O comprometimento era tanto, que não faltava um dia sequer e começou a render mais nas aulas.

“A condição para os alunos participarem do grupo de tutores era que não baixassem o rendimento escolar. No período em que estavam na escola para cuidar da Mel e da Pipoca, levavam a lição de casa para estudar. Acabou virando um grupo de estudo”, explica a coordenadora educacional e responsável pelo projeto na unidade, Silvane Cipolletta.

Na escola SESI Birigui, os professores organizaram uma série de atividades para integrar a mascote Pandora à rotina escolar, como rodas de conversa; a montagem de um mural com fotos de funcionários da unidade e também dos alunos com seus animais de estimação, entre outras iniciativas. Os alunos passaram a defender a causa dos animais dentro e fora da escola.

Um caso também emblemático envolveu a cachorrinha Vitória, que perdeu o movimento das pernas traseiras após um atropelamento. Na época, em 2017, os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio do SESI 409, criaram uma cadeira de rodas para cães deficientes dentro do tema ‘Engenhocas Fantásticas’, no laboratório Fab Lab do SESI, com o uso de impressora 3D.

Dentro da temática dos Eixos Integradores, o trabalho foi dividido em quatro áreas: matemática, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza, e conduzido pela professora Grazziela Bredariol.

Sobre a qualidade de vida

Incorporados à rotina das unidades do SESI-SP, os cães são aliados da melhora da qualidade de vida de todos os que frequentam o Centro de Atividades e as escolas. Defendidos por especialistas e conferidos na prática, estão entre benefícios à saúde física e mental:

aumento da prática de atividades físicas, estilo de vida saudável
liberação hormônio da felicidade
proteção contra alergias (pode elevar os níveis anticorpos (imunoglobulina A)
diminuição de estresse
auxilia em casos de depressão.

Em Diadema, os frequentadores podem usufruir do Espaço Cão, de terça a sexta, das 9h às 20h e sábado, domingo e feriado, das 9h às 18h, com a presença integral do dono, seguindo as regras de utilização do espaço para garantir segurança e a socialização dos cães.

Desdobramentos e outros eventos

Para sensibilizar a sociedade sobre a importância da posse responsável e dos direitos dos animais, outras atividades são desenvolvidas dentro do Projeto como:

Ourinhos: ao final do Super Férias, as crianças levam os seus cachorros para interação;
Vila Leopoldina: realiza feira de adoção de cães, CÃOminhada, desfiles, tendas de produtos e acessórios pets.
Bauru: Cãopanha de adoção, com o objetivo de incentivar a posse responsável de animais.

Quando começou?

Desde 2013, a partir da exposição fotográfica do projeto #Adotei, em parceria com a ativista e protetora dos animais Luisa Mell. Inaugurada no Centro Cultural Fiesp, a mostra circulou em 28 unidades do SESI-SP, de 2014 a dezembro de 2018. A exposição era aberta com uma feira de adoção de animais, por iniciativa de algumas unidades.

A mostra contava com 17 imagens de personalidades, artistas e anônimos e seus animais adotados, além dos registros de sete bem-sucedidos resgates feitos por Luisa e sua equipe de trabalho, a Emergência Animal.





Fonte: https://www.sesisp.org.br/